Conheça as principais romarias do Círio de Nazaré

O Círio é uma das maiores festividades religiosas do Brasil. Para homenagear Nossa Senhora de Nazaré, os fiéis saem correndo, caminhando, dirigindo motos, carros, bicicletas e barcos em procissões e romarias, percorrendo avenidas e rios paraenses. 

Este ano, as romarias foram canceladas em respeito aos protocolos de segurança estipulados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), porém o verdadeiro brilho dessa grande festa está dentro de cada devoto.

E

Traslado para Ananindeua

A primeira procissão do Círio é rodoviária e sai da Basílica Santuário, passando pelos municípios de Ananindeua e Marituba. O destino é a Igreja de Nossa Senhora das Graças, em Ananindeua. A romaria tem cerca de 55 quilômetros e dura mais de 12 horas, com a participação de 1,3 milhão de fiéis. Começa na manhã da sexta-feira e se estende até a noite.

E

Romaria Rodoviária

Mais uma romaria por terra. Dessa vez a Imagem Peregrina sai da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Graças, em Ananindeua, com destino ao distrito de Icoaraci, num percurso de 24 quilômetros, até o trapiche do Distrito. Acontece no sábado de manhã, em um trajeto de 24 quilômetros, com a participação de 300 mil pessoas.

E

Romaria Fluvial

Ainda na manhã do sábado, as homenagens seguem pelo rio. Ao chegar no Trapiche, a Imagem é colocada em uma embarcação, que é seguida por outras centenas na Romaria Fluvial até a escadinha do Ver-o-peso, em Belém. O percurso é de mais de 18 quilômetros.

E

Moto romaria

Novamente homenagens por terra, com a recepção  da Imagem Peregrina pelos motoqueiros, na escadinha do Cais do Porto, no início da tarde de sábado. De lá, eles a acompanham em moto romaria até o Colégio Gentil Bittencourt, percorrendo quase 3 quilômetros, sendo seguida por 15 mil motos.

E

Trasladação

No final da tarde do sábado, a Imagem Peregrina segue em procissão luminosa pelas principais ruas da capital, sendo acompanhada por uma multidão de 1,4 milhões de romeiros, até a chegada na Catedral Metropolitana de Belém, no final da noite.

E

Círio

A grande procissão do Círio começa na manhã do segundo domingo de Outubro, reunindo mais de dois milhões de fiéis, que caminham da Catedral de Belém até a Basílica Santuário. No caminho, assim como na procissão anterior, os romeiros pagam promessas de formas variadas, especialmente com objetos de cera, que representam graças alcançadas.

E

Ciclo romaria

Uma semana após a Trasladação, os ciclistas homenageiam a Virgem em procissão matinal de bicicletas, que percorre um trajeto diferente a cada ano, com saída da Praça Santuário de Nazaré. Reúne cerca de cinco mil participantes, em 9 quilômetros de percurso.

E

Romaria das Crianças

Uma semana após a grande procissão do Círio, é a vez das crianças darem graças à Nossa Senhora de Nazaré. Sai da Praça Santuário, uma semana após o Círio, percorre ruas do entorno do bairro e retorna para o ponto de partida. Conta com cerca de 300 mil pessoas, entre crianças e adultos.

E

Romaria dos Corredores

A nova homenagem foi incluída no domingo, logo após a Romaria das Crianças. Corredores de rua acompanham a Imagem Peregrina em corrida de trote, de baixo impacto. Sai da Praça Santuário, tem percurso no entorno e, por fim, retorno ao ponto de partida.

GEKOS BELÉM

    •   Tv. Doutor Moraes, nº 21, Sala 202 –
      Palácio da Agricultura
      CEP: 66035-080 – Belém – PA

    •     [email protected]

    •     +55 (98) 98119-1345 [24h]

    •     +55 (98) 98119-0456

 

Tripadvisor Gekos Receptivo Belém

GEKOS SÃO LUÍS

  •   Rua João Pereira Damasceno, nº 02 -
    Hotel Luzeiros, Térreo/Mezanino
    CEP: 65077-630 - São Luís - MA

  •     [email protected]

  •     +55 (98) 3042-0025

  •     +55 (98) 98189-0201

Tripadvisor Gekos Receptivo São Luís

RECEBA NOVIDADES

Tipo de Cliente:
Cliente FinalOperadora de TurismoAgência de Viagens ou Receptivo

Page Title

Plataforma desenvolvida com carinho pela BM.
Todos direitos reservados © 2019



Certificado Cadastur